Em 2060, uma em cada três pessoas terá mais de 60 anos. As profissões dos serviços prestados à pessoa idosa são operações do futuro e cada vez mais valorizadas. A missão do Empreendedor do Cuidado Social é acompanhar as pessoas dependentes ou frágeis em suas residências, fornecendo-lhes apoio moral e assistência física diariamente.

As missões variam de acordo com a situação da pessoa que está sendo atendida: apoio nas atividades lúdicas de memória, leitura, música, ir as compras, ao médico, sair, caminhar ao ar livre, atividade física, entre outras.

O prolongamento da vida, políticas sociais solidárias voltadas para os frágeis, a crescente solvência de um certo número de aposentados, tiveram o efeito de criar uma nova frente de trabalho e empregos que exigem uma profissionalização real do setor da longevidade.

A formação Humana e Integral de cuidados da pessoa idosa

Juntando Pontas, desenvolveu o curso livre de formação Humana e Integral de cuidados da pessoa idosa,  para os profissionais credenciados em sua rede.

Nosso propósito é qualificar todos os profissionais interessados e forma-los para atuarem como “Empreendedores do Cuidado Social”, cujos os quais se destinam a atender as pessoas idosas beneficiárias do Juntando Pontas, para tanto, os mesmos deverão ir além de suas formações originais e transitar por conhecimentos transdisciplinares.

O curso livre de qualificação é de natureza presencial e será ministrado por docentes especializados como: Geriatras, Gerontólogos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Psicólogos e Educadores e alterna entre ensino teórico e prático.

A participarão na formação é obrigatória e gratuita, e será oferecido para todos os profissionais aprovados no teste de admissão,organizado com uma carga horária de 120 horas, aulas ministradas 4 vezes na semana, por um período de 02 meses.

Qual formação para ser um Empreendedor do Cuidado Social?

Para atuar como um (a) Empreendedor do Cuidado Social exige a obtenção de um diploma universitário completo. A formação oferecida aos profissionais, não requer nenhum nível específico de qualificação prévia no quesito de “cuidados da pessoa idosa” 

Os candidatos interessados devem cadastrar o Curriculum Vitae – CV no site das empresas: E-lancer e ou Maturijobs,  os selecionados, devem passar nos testes de admissão, que consistem em uma entrevista motivacional e dinâmica de grupo.

A participarão no curso livre de formação humana e integral dos cuidados da pessoa idosa, é obrigatória e gratuita, e será oferecido para todos os profissionais aprovados no teste de admissão,e terá uma carga horária de 120 horas, por um período de 02 meses.

Os profissionais aprovados no curso de formação, serão credenciados na rede do Juntado Pontas, receberão um certificado de qualificação e estarão aptos para atuar como Empreendedor do Cuidado Social e iniciar o trabalho com os beneficiários cadastrados em nossa base de atendidos.

Competências do Empreendedor do Cuidado Social

  • Acompanhamento & Relacionamento: O Empreendedor do Cuidado Social se adapta às diferentes personalidades dos beneficiários e responde com calma e discernimento. Avalia o grau de autonomia do beneficiário e adapta sua assistência de acordo com o contexto social, médico e cultural.

  • Bem- Estar & Segurança: O Empreendedor do Cuidado Social oferece conforto, segurança e ajuda nas atividades motoras e nos movimentos (transferências, caminhadas). Estimula a autonomia e explica o interesse da pessoa em realizar certas tarefas essenciais da vida cotidiana. Ele detecta os sinais reveladores de um problema de saúde ou mal-estar.

  • Comunicação & Contribuição: O Empreendedor do Cuidado Social exerce um papel relevante em relação ao beneficiário e aos procedimentos. É capaz de trabalhar com equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros …). Desenvolve com a pessoa idosa um modo de comunicação verbal e não verbal adaptado e facilita as trocas com a família. Ele observa a evolução do beneficiário e traz de volta todas as informações úteis para os a equipe do Juntando Pontas. E é capaz de compartilhar suas experiências e comunicar suas habilidades internamente.

Horários Flexíveis

O Empreendedor do Cuidado Social geralmente atuará 02 horas por dia na residência da pessoa idosa. Suas intervenções são determinadas pela natureza de suas atividades internas ou externas e pelo grau de dependência da pessoa que está sendo atendida.

Os horários livres e disponíveis para dedicação do trabalho do Empreendedor do Cuidado Social, serão inseridos no sistema de gestão do Juntando Pontas e no momento da solicitação do beneficiário, será realizado o agendamento e o profissional requerido dentro do perfil é disponível  para atender a chamada será acionado.

Como resultado, a vida  do Empreendedor do Cuidado Social pode começar muito cedo no dia (8:00) até o inicio da noite (18:00), o mesmo não deve e não poderá atender nos finais de semana e feriados.

Venha fazer parte do Juntando Pontas e  seja um Empreendedor do Cuidado Social

Se você é um profissional maduro 50+ que busca reinserção no mercado da longevidade e gosta de trabalhar com idosos, Juntando Pontas oferece a integração a esta oportunidade para você e o apoia na evolução de sua carreira.

Cadastre  seu Curriculum Vitae – CV no site das empresas: Elancers e ou Maturijobs,  ou  Entre em contato conosco!

Seja o Empreendedor do Cuidado!